Tabela INSS 1999

Faixas de salário de contribuição e alíquotas do INSS para empregados, domésticos e trabalhadores avulsos vigentes em 1999. O teto de contribuição é de R$ 1.255,32.

Vigência: junho a dezembro de 1999

Tabela de contribuição do INSS — junho a dezembro de 1999
Salário de contribuição Alíquota
Até R$ 376,60 7,65%
De R$ 376,61 até R$ 408,00 8,65%
De R$ 408,01 até R$ 627,66 9%
De R$ 627,67 até R$ 1.255,32 11%

Neste período o cálculo não era progressivo: a alíquota da faixa em que o salário se enquadra incidia sobre o salário inteiro, limitado ao teto.

Vigência: janeiro a maio de 1999

Tabela de contribuição do INSS — janeiro a maio de 1999
Salário de contribuição Alíquota
Até R$ 360,00 8%
De R$ 360,01 até R$ 600,00 9%
De R$ 600,01 até R$ 1.200,00 11%

Neste período o cálculo não era progressivo: a alíquota da faixa em que o salário se enquadra incidia sobre o salário inteiro, limitado ao teto.

Como é calculado o desconto do INSS?

Desde março de 2020 (Reforma da Previdência – EC 103/2019) o INSS do empregado é progressivo: cada parte do salário é tributada pela alíquota da sua faixa, e os valores são somados. Na prática, também é possível calcular aplicando a alíquota da faixa sobre o salário inteiro e subtraindo a parcela a deduzir. Antes disso, uma única alíquota incidia sobre todo o salário.

Quer saber o valor exato? Use a calculadora de salário líquido com INSS e IRRF.

Base legal: Lei nº 8.212/1991, EC nº 103/2019 e portarias interministeriais anuais de reajuste.