Tabela INSS 2008

Faixas de salário de contribuição e alíquotas do INSS para empregados, domésticos e trabalhadores avulsos vigentes em 2008. O teto de contribuição é de R$ 3.038,99.

Vigência: março a dezembro de 2008

Tabela de contribuição do INSS — março a dezembro de 2008
Salário de contribuição Alíquota
Até R$ 911,70 8%
De R$ 911,71 até R$ 1.519,50 9%
De R$ 1.519,51 até R$ 3.038,99 11%

Neste período o cálculo não era progressivo: a alíquota da faixa em que o salário se enquadra incidia sobre o salário inteiro, limitado ao teto.

Vigência: janeiro a fevereiro de 2008

Tabela de contribuição do INSS — janeiro a fevereiro de 2008
Salário de contribuição Alíquota
Até R$ 868,29 8%
De R$ 868,30 até R$ 1.447,14 9%
De R$ 1.447,15 até R$ 2.894,28 11%

Neste período o cálculo não era progressivo: a alíquota da faixa em que o salário se enquadra incidia sobre o salário inteiro, limitado ao teto.

Como é calculado o desconto do INSS?

Desde março de 2020 (Reforma da Previdência – EC 103/2019) o INSS do empregado é progressivo: cada parte do salário é tributada pela alíquota da sua faixa, e os valores são somados. Na prática, também é possível calcular aplicando a alíquota da faixa sobre o salário inteiro e subtraindo a parcela a deduzir. Antes disso, uma única alíquota incidia sobre todo o salário.

Quer saber o valor exato? Use a calculadora de salário líquido com INSS e IRRF.

Base legal: Lei nº 8.212/1991, EC nº 103/2019 e portarias interministeriais anuais de reajuste.