Tabela INSS 2011
Faixas de salário de contribuição e alíquotas do INSS para empregados, domésticos e trabalhadores avulsos vigentes em 2011. O teto de contribuição é de R$ 3.691,74.
Vigência: julho a dezembro de 2011
| Salário de contribuição | Alíquota |
|---|---|
| Até R$ 1.107,52 | 8% |
| De R$ 1.107,53 até R$ 1.845,87 | 9% |
| De R$ 1.845,88 até R$ 3.691,74 | 11% |
Neste período o cálculo não era progressivo: a alíquota da faixa em que o salário se enquadra incidia sobre o salário inteiro, limitado ao teto.
Vigência: janeiro a junho de 2011
| Salário de contribuição | Alíquota |
|---|---|
| Até R$ 1.106,90 | 8% |
| De R$ 1.106,91 até R$ 1.844,83 | 9% |
| De R$ 1.844,84 até R$ 3.689,66 | 11% |
Neste período o cálculo não era progressivo: a alíquota da faixa em que o salário se enquadra incidia sobre o salário inteiro, limitado ao teto.
Como é calculado o desconto do INSS?
Desde março de 2020 (Reforma da Previdência – EC 103/2019) o INSS do empregado é progressivo: cada parte do salário é tributada pela alíquota da sua faixa, e os valores são somados. Na prática, também é possível calcular aplicando a alíquota da faixa sobre o salário inteiro e subtraindo a parcela a deduzir. Antes disso, uma única alíquota incidia sobre todo o salário.
Quer saber o valor exato? Use a calculadora de salário líquido com INSS e IRRF.
Base legal: Lei nº 8.212/1991, EC nº 103/2019 e portarias interministeriais anuais de reajuste.